A partir de 1993, foram iniciados os projetos de pesquisa e extensão para registro e coleta de material em todo o estado. Ainda sem uma sede própria, o Museu realizou exposições temporárias em diversos lugares.
Somente em 2007, o antigo prédio da FAED foi desocupado e oficialmente entregue ao Museu, como previsto desde a inauguração, há 15 anos.
Todo o acervo documental, bibliográfico, fotográfico e os objetos doados por escolas, instituições públicas e privadas, bem como o mobiliário foram transferidos ao edifício e estão sendo tratados e organizados. Até mesmo o casarão que agora abriga o Museu é parte desta história e será completamente restaurado.
São cerca de 1600 peças, além de um acervo de história oral composto por cerca de 100 entrevistas com profissionais que atuaram no ensino catarinense na década de 60. O acervo tem servido como fonte de pesquisa para professores e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento.
O Museu possui várias salas para exposição e um átrio que serve de espaço para espetáculos, apresentações, encontros e palestras como os que são promovidos pela Semana Ousada de Artes UFSC-UDESC.
O diretor do Museu, professor João Nicolau Carvalho, fala da importância das manifestações artístico-culturais para a universidade. Claudia Messores, da comissão organizadora da Semana Ousada, ressalta o comprometimento da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC com o processo de revitalização do Museu (vídeo).
Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196
Centro - Florianópolis - 88010-450